Brasil no Agronegócio: 3 fatores que podem fazer nosso país ser referência mundial (e 1 problema que pode atrapalhar tudo)

A estimativa é que a população mundial em 2050 seja de 9 bilhões de pessoas e que o Brasil tenha importante papel para alimentar todo o crescimento populacional. Por ter uma agricultura moderna e competitiva, nosso país é considerado referência mundial na produção de alimentos, e ainda pode melhorar muito mais. Mas, quais são os fatores que indicam essa referência mundial que o Brasil pode conquistar?

1# O Brasil aumentou a sua produção, sem aumentar a sua área plantada: Isso é produtividade!

Nos últimos 25 anos, a área utilizada para a plantação de soja no Brasil aumentou 50%, no mesmo tempo a produção aumentou 200%. O mesmo ocorre com a produção de carne, de açúcar e outros produtos, que tiveram um nível de produtividade se elevando. Somos referência em produzir mais em menor área.

Para aumentar ainda mais a produtividade, a tecnologia terá papel importantíssimo. O mundo inteiro reconhece o impressionante desempenho brasileiro na área tecnológica. Neste sentido, a agricultura de precisão vem ganhando espaço no mercado brasileiro, sendo um sistema que objetiva a redução dos custos e aumenta a produtividade por meio de tecnologias que envolvem GPSs, controladores de aplicação e análises de solo. Esse é um grande avanço e tende a contribuir ainda mais!

Conseguindo produtividade, a sustentabilidade será consequência, e uma boa consequência! Isso fará com que o Brasil marque território no agronegócio mundial. Você verá, ainda neste post, os efeitos que a sustentabilidade pode trazer para que sejamos reconhecidos como referência no mundo.

2# O agronegócio brasileiro produz tudo, para o mundo todo, mas pode melhorar!

O Agronegócio brasileiro produz e vende de tudo: carne, ovos, leite, grãos, frutos, álcool, praticamente tudo. E todos compram do Brasil! Atualmente, 215 nações são parceiras da agropecuária brasileira.

A grande extensão territorial, a presença de diferentes biossistemas e o forte histórico no campo – além da alta produtividade – são os responsáveis técnicos para que o Brasil tenha forte presença nos mercados internacionais. Alimentamos o mundo, ou pelo menos boa parte dele.

Porém, a diversificação da produção por si só não é garantia de que o agronegócio continuará contribuindo com o superávit da balança comercial brasileira, é importante também que consigamos atingir os novos mercados com maior volume de venda. Dados do MAPA indicam que mais de 50% da exportação brasileira tem como destino somente 5 países (China, Estados Unidos, Países Baixos, Alemanha e Rússia) e este pode ser um problema.

Assim, a busca de maior volume de exportação para países pouco tradicionais pode ser uma alternativa interessante para que o Brasil se consolide ainda mais como referência mundial no Agronegócio.

3# Marketing do produto brasileiro: O Brasil mostra que sabe produzir e pode vender para o mundo todo

No tópico anterior, vimos que é importante conquistar novos mercados. Mas como? Com marketing!

Uma frase do professor doutor da ESPM, José Luiz Tejon, traduz muito bem o papel do marketing na busca do reconhecimento mundial da agricultura brasileira: “Agronegócio sem Marketing é só Agro, sem negócio”, ou seja, produzimos muito bem, mas precisamos conquistar nossos clientes para que possamos vender ainda melhor.

O Marketing sugere três estratégias para que o Brasil aumente sua participação no mercado mundial: apontar para um nicho de mercado oferecendo produtos premium, competir com custo mais baixo, ou aumentar sua participação mostrando boa qualidade.

Muitos países não têm capacidade de produzir para um nicho, outros não conseguem competir com custo eficiente. Já o Brasil consegue atender as três estratégias, visto que produz para nichos especializados, a um bom preço e com qualidade. Está tudo em nossas mãos!

Os compradores internacionais são exigentes quanto a padrões de qualidade e de produção sustentável. Portanto, para vender seus produtos, o Brasil precisa mostrar que é sustentável. Promover sua imagem frente ao mercado mundial é a melhor saída, produtores do setor que apresentam prêmios, certificados e selos de sustentabilidade relacionados às conquistas de suas marcas. Isso engrandece o posicionamento do Brasil no competitivo mercado mundial.

Portanto, se você quer vender para o mundo, você deve, antes de tudo buscar a sustentabilidade!

E o maior problema?

Produzimos muito bem, mas escoamos mal.

Os fatores que fazem o Brasil ter reconhecimento mundial são expressivos, porém, todo o investimento pode não dar o fruto esperado, tudo isso devido ao problema logístico que ainda temos. Dados da CNA indicam que os custos logísticos brasileiros fora da fazenda equivalem, em média, a quatro vezes os custos argentinos e norte-americanos. Assim, fica difícil competir.

O principal causador desse alto custo é a nossa infraestrutura. Não temos os melhores portos, nem vias de escoação e armazenamento das nossas colheitas com capacidade suficiente. Para solucionar este grave problema, temos que fazer investimentos logísticos de maneira eficiente.

Mas como fazer isso em períodos de crise econômica, semelhante ao que enfrentamos hoje?

O papel logístico para solucionar este problema é, na sua maior parte, do governo. Seus representantes devem trabalhar na diminuição da burocracia para investimentos, além de fortalecer a politica de parcerias publico-privadas, conseguindo investimentos vindos de empresas parceiras. Além disso, o governo deve promover uma maior integração entre seus órgãos, que devem atuar em conjunto.

Todas as ações buscam levar o alimento brasileiro para o mundo todo e o dinheiro do mundo para o Brasil!

E você, amigo agricultor? Está conseguindo aumentar a sua produtividade? Está sendo sustentável? Conte pra gente! Além do mais, se você fizer tudo certo, sua produtividade certamente aumentará e você precisará de um seguro rural. Entre em contato conosco, neste quesito podemos ajudá-lo!

O post Brasil no Agronegócio: 3 fatores que podem fazer nosso país ser referência mundial (e 1 problema que pode atrapalhar tudo) apareceu primeiro em Me Sinto Seguro.

Source: Me Sinto Seguro

0 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.